sábado, 29 de agosto de 2009

Dicas de como escrever e falar bem:


"Ao invés de estudar, acabou indo ao cinema" - É uma forma errada de escrever e falar. Ao invés de significa ao contrário de. Por exemplo: Com a colheita da safra, ao invés de baixar, o preço subiu. A expressão ao invés de indica a oposição entre dois termos. Não confunda com em vez de, que significa em lugar de. Assim, a forma correta seria: Em vez de estudar, acabou indo ao cinema.

"Estou ao par dos acontecimentos" - Está errada esta frase, que é dita por muitos comumente. O certo seria empregar a expressão a par: Estou a par dos acontecimentos. A par de significa estar ciente de alguma coisa, estar sabendo. A locução ao par de só é usada em relação a câmbio: O peso argentino esteve por muito tempo ao par do dólar. Pode-se ainda empregá-la com o sentido de junto, seguindo os mesmos passos: O menino caminhava ao par do pai. Este último exemplo é muito pouco empregado.

"A nível de" - É erro; não use nunca. Mesmo nos casos em que cabe em nível de (Isso só ocorre em nível estadual), recomenda-se evitar a expressão, já desgastada pelo uso exagerado. Em vez de dizer: A reunião ocorrerá em nível de diretoria, basta dizer A diretoria se reunirá.

"Retornar a ligação" - Está errado escrever ou falar que determinada pessoa "retornou" ou "voltou um telefonema". O correto é dizer que ela ligou de volta, respondeu ou atendeu à ligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário